Como melhorar as minhas decisões?

Nós, seres humanos, estamos constantemente fazendo escolhas. Cada escolha é determinante em nossas vidas. Uma escolha certa faz com que colhemos ótimos frutos, em contrapartida, as escolhas erradas possuem um enorme peso no tocante as suas consequências.

Diante disso perguntamos: Como melhorar as decisões? Para obtermos a resposta, faz-se necessário primeiramente observarmos o que nos move para cada decisão.

Um fator intrínseco e oculto, porém muito presente em nossas vidas, e que influencia constantemente as nossas decisões chama-se: Inconsciente.

Aqui vai alguns exemplos do cotidiano onde muitas escolhas são influenciadas pelo inconsciente:

• Escolha de uma graduação: A pessoa pode alegar com toda a convicção de que deseja a área escolhida, mas um motivo inconsciente pode estar por detrás de tal escolha, por exemplo 1) A pessoa amada estuda na mesma instituição 2) A área escolhida proporciona estabilidade 3) Ao escolher o curso (a depender da área) o indivíduo pode estar sublimando algum desejo inconsciente (relacionado à mãe, pai e outras relações).
  • Agressividade incomum: Na maioria das vezes, pra não falar todas, uma pessoa agressiva possui maior risco de tomar decisões erradas, devido a mesma agir por impulso em momentos decisivos de sua vida. Por trás de uma pessoa agressiva existe um medo inconsciente de ser oprimido,enganado,maltratado etc; Nestas situações a mesma utiliza da agressividade um escape para se defender melhor de seus aproveitadores.
  • Fetiches cotidianos: Muitas pessoas possuem uma certa preferência/fixação na área das paixões, e o inconsciente também trabalha nesse sentido. Uma pessoa pode estar casada ha anos, e o motivo inconsciente de tal união ser devido a seu cônjuge possuir características semelhantes ás de seu primeiro amor na adolescência, ou devido o mesmo possuir uma excelente condição financeira, e etc.

E quanto a você? Como o inconsciente têm influenciado as suas decisões?

Faça análise pessoal e saberá!

Iran Oliveira Queiroz – Psicanalista.
Instagram: @iranpsicanalisecontacomercial
Contato: (77) 98863-1864 (WhatsApp).