fbpx

Ressentimentos

O que é estar (re)ssentido? É reviver aquilo que nos feriu, sentir a mesma dor muitas vezes, uma luta cansativa entre lembrar e tentar esquecer algo ou alguém que causou dor. Ressentir é estar ligado a quem atribuímos a autoria da dor, é um desejo, uma manutenção do outro em si mesmo, para não perdê-lo. As grandes mágoas normalmente são causadas por alguém que foi ou ainda é um grande afeto. Prendemos eles à nós pela dor do ressentimento, mesmo que isso custe um pedaço de quem somos.

O resultado disso são velhos conhecidos: angústias, ansiedade, irritabilidade, depressão dentre outros sintomas.

Como acabar com os ressentimentos?

E a psicanálise pode ajudar?

Sim, pode.

No processo psicanalítico você reconhece o que realmente é seu, sua parcela de contribuição ao seu sofrimento e escolhe o quer fazer a partir dessa descoberta.

Algumas vezes vivemos tanto o sofrimento que nos perdemos de quem realmente somos. A análise é um processo que te conduz de volta para si mesmo. Você não vai esquecer os ressentimentos, mas vai conseguir mudar a maneira destrutiva do sentir-se relacionado à eles.

A sessão de análise contribui para reduzir defesas prejudiciais, nas quais nos escondemos e que impedem a resolução de determinados conflitos.

Fazer análise é abrir a porta da prisão que voluntariamente nos colocamos.

Carina Fernandes Camacho.
Instagram: @carina.camacho_psicanalista
WhatsApp: (15) 98583011

Fale Conosco