fbpx

A Formação Psicanalítica

A psicanálise é um campo de investigação teórica da mente humana, cuja essência é a compreensão de que muitos processos psíquicos são inconscientes.

Seu criador foi o neurologista austríaco Sigmund Freud(1856 – 1939), no final do século 19, para tratar do sofrimento psíquico pela via da palavra, ou seja, “a cura pela fala”

O método de investigação é o da “associação livre”, que consiste em conversar com o analista e/ou psicanalista sobre qualquer assunto que o angustia sem nenhuma censura, investigando memórias e também experiências de sua infância, buscando a origem dos sintomas mentais e emocionais. É nesse processo analítico que o indivíduo deve vencer a resistência de modo a entrar em contato com o inconsciente.

A psicanálise é uma jornada pessoal e única, que levando diferentes pessoas a diferentes caminhos. O indivíduo precisa estar interessado e preparado para percorrer os mistérios da mente humana.

A figura do divã no ambiente psicanalítico também foi criada por Sigmund Freud, tinha como finalidade proporcionar aos seus pacientes um ambiente mais confortável, no qual eles fossem capazes de falarem livremente (associação livre), desprovidos de resistências ou defesas causadas pelo contato direto com o olhar do psicanalista.

Para Freud, a formação psicanalítica, se transmite principalmente pela via da análise pessoal, ou seja, efeitos que se fazem sentir “na própria pele”. É no nosso percurso analítico que conseguimos operar o manejo da transferência, sustentar esse desejo de que tenha análise, fazendo com que o analisando supere suas resistências, revelando que o “sujeito sabe de algo que ele não sabe que sabe”

A formação do analista independe de qual tenha sido sua formação (diploma/graduação). Essa formação específica é composta pelo tripé formação teórica, análise pessoal e supervisão clínica, e sua base é a análise pessoal. É um saber que necessita de um constante estudo teórico, profunda empatia com o ser humano e o atravessamento da experiência da escuta do inconsciente. É o desdobramento da linguagem.

Jacqueline Kelli Fuzetti – Psicanalista
Contato: +55 (18) 99757-3875
Email: psicanalistajacqueline@gmail.com
Instagram: @jacqueline.fuzetti
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jacqueline-fuzetti-744b12aa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *