Quem somos

A Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC) oferece espaços de transmissão da Psicanálise por meio de cursos, formação continuada, espaço entre pares e pesquisa.

Consideramos que o percurso se inicia com a análise, que é uma condição necessária e sustenta todo o desenvolvimento. É nesse espaço que, em algum momento, pode surgir o desejo de ocupar o lugar de psicanalista.

Na EPC a psicanálise é vivência, imersão e aprofundamento contínuo.

A Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC) iniciou suas atividades em junho de 2010 com a realização de grupos de estudo das obras de Freud. O objetivo, desde o primeiro momento, foi a transmissão da psicanálise de forma clara, acessível e com conteúdo pautado nas fontes que sustentam o saber psicanalítico. A proposta clássica e ortodoxa da abordagem Freudiana se fizeram presentes desde o início.

Logo nos primeiros anos estabelecemos parcerias com Associações e Institutos de transmissão de psicanálise, fortalecendo assim a nossa rede.

Em 2015 estruturamos a Clínica EPC e passamos a oferecer análise ao público em geral e supervisão para os profissionais. Destas atividades surgiu o interesse do público por um espaço de Formação.

Depois de muita organização e planejamento iniciamos em 2017 a primeira turma da Formação em Psicanálise. A proposta foi reunir conteúdo teórico, análise e supervisão para todos que tivessem interesse em vivenciar/aprofundar este percurso.

Os anos de 2020 e 2021 foram de desafios e inúmeras perdas – em razão da Covid/pandemia. A partir destes anos consolidamos nossa atuação também no âmbito online, rompendo fronteiras e oferecendo eventos para todo o mundo.

2022 consolidou a nossa presença em diferentes capitais ampliando a Clínica EPC. Também foi o ano de início dos cursos avançados, que proporcionaram um aprofundamento na transmissão de conhecimentos teóricos. Com esses cursos, cada profissional segue construindo, no seu tempo e ritmo, o aprofundamento necessário.

2023 ocorreu o início das atividades de pesquisa e produção de conhecimento. O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Adolescência (NEPPA) representa uma proposta inovadora e um marco no aprofundamento dos trabalhos nessa área temática. Grupos de estudo, cursos e seminários foram as primeiras ações desenvolvidas.

Em 2024 a rede de Instituições e profissionais vinculados têm se ampliado. Todos com o firme propósito de legitimar a psicanálise neste cenário que tanto carece de propostas éticas e verdadeiramente comprometidas com os fundamentos que sustentam este saber.

Venha fazer parte da EPC e viver esse percurso psicanalítico!

Nossa proposta é transmitir a psicanálise com ética e aprofundamento. Nossos espaços articulam teoria e clínica, oferecendo suporte e completa imersão desde o primeiro momento.

Entendemos a psicanálise como um percurso individual que deve ser pautado em análise, estudo teórico e supervisão. Nosso trabalho está fundamentado nas obras de Freud e em autores pós-freudianos que trouxeram novos olhares para a teoria e a clínica psicanalítica.

A transmissão da psicanálise realizada pela EPC é pautada numa abordagem livre, baseada na experiência da análise e no respeito ao tempo e à singularidade de cada sujeito.

A EPC é composta por psicanalistas de diferentes partes do Brasil, com vivência e experiência na transmissão da psicanálise.

Equipe Gestora

_X3A8955 1

Fabricio Tavares

Psicanalista, pesquisador e professor universitário. Docente dos cursos oferecidos pela EPC e dos espaços de Formação.

WhatsApp Image 2023-09-01 at 16.40.54

Danielle Machado

Psicanalista. Gestora de Comunicação da EPC. Gestora de novos projetos e práticas pedagógicas. Produtora de conteúdo para redes sociais- instagram e youtube. Participação em diferentes espaços de transmissão da psicanálise.

Marcos Simões

Psicanalista. Gestor de novos projetos e práticas pedagógicas. Coordenador da Supervisão EPC. Gestor de conteúdo do canal do Youtube. Participação nos espaços de transmissão- espaços ao vivo, materiais gravados, estudos das obras de Freud, mentoria e suporte ao aluno – dentre outras atividades.

Ana Cristina

Psicanalista. Gestora Comercial. Gestora de comunicação. Gestora de contatos institucionais/novos projetos. Acolhida, esclarecimento de dúvidas e fidelização.

Renata Posada

Psicanalista. Gestora de vendas. Acolhida, trocas e esclarecimento de dúvidas referentes ao processo de matrícula. Pré e Pós-venda. Avaliação de qualidade.

Meg Lima

Psicanalista. Gestão Comercial. Acolhida, esclarecimento de dúvidas e detalhamento sobre o percurso.

d5f45e44-0b75-4456-81db-e1d0c51be0cd

Iran Queiroz

Psicanalista. Gestor de sistemas. Responsável pelo monitoramento, suporte e esclarecimento de dúvidas da plataforma EPC.

Pietra Vampré

Gestora Financeira. Gestão de cobranças: emissão, acompanhamento, análise e negociações.

Fale com a equipe da EPC

A Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC) desenvolve as atividades nas modalidades online e presencial em diferentes locais do Brasil. Está inscrita no CNPJ 26.193.325/0001-21.