fbpx

Promessas de Ano Novo

Ano Novo! Época de fazer promessas! Muitas pessoas estão fazendo seus planos para o ano que se inicia. Porém, para que fazer promessas?

A promessa está no campo da fantasia, do pensar, do ansiar. Fantasiar faz parte da estrutura psíquica do ser humano. A mente humana não diferencia a fantasia da realidade. Logo, a promessa é um desejo motivado pela necessidade de mudança de vida, mas que às vezes intangível. É um gozo momentâneo! Porém, se há um desejo por algo novo, então algo na vida atual incomoda.

Uma das razões de se fazer tantas promessas é querer mudar, ser diferente! A mudança pode ser vista como uma fonte de novos prazeres. Entretanto, o ser humano, por sua natureza, é mutável fisicamente, mas tem medo da mudança psiquicamente, permanecendo em ciclos. Mudar exige um esforço psíquico muito grande. Por isso, segundo alguns estudos, de 90% a 95% das promessas não são realizadas. A mudança somente ocorre quando há um sofrimento iminente. Como cita Freud, “quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda!” e isso independe da época do ano!

A Psicanálise também busca entender a necessidade de mudanças do ser humano, seu modo de agir e de pensar. Muitas pessoas vivem em um mundo fantasioso e cíclico de promessas. Se não conseguiu realizar as promessas, logo o ano acaba para fazê-las novamente! E tudo se repete! 

A pergunta que fica é: “Será que realmente se quer mudar?”

A vida é movida por ações! Se você deseja sair desse ciclo de promessas repetitivas e ter uma vida diferente, você precisa tomar atitudes, decisões e realmente fazer algo diferente por você. Não viva de promessas! Faça acontecer! 

Viva de realizações, pois elas sim trazem uma perspectiva de vida muito melhor!

Marcos Simões – Psicanalista
E-mail: ms.psicanalista@gmail.com
Whatsapp: 19 98354-4543
Instagram: @psicanalista.marcossimoes

Fale Conosco