fbpx

Como é a rotina de um psicanalista?

“Como é a rotina de um psicanalista?”

Esta é uma curiosidade de muitos que têm interesse pela psicanálise. O “estereótipo” do profissional fechado em quatro paredes, sentado junto do divã, em silêncio – ainda é predominante nos dias atuais.

Antes de tudo, psicanalista é aquele que vive o seu percurso de imersão. Sua rotina é repleta de estudo teórico, análise e supervisão. É preciso um equilíbrio entre o tripé. De nada adianta conhecermos as obras freudianas e o ano de cada texto – e até citarmos a página 24 do capítulo VI da Interpretação dos Sonhos- por exemplo – se não vivermos a experiência da análise pessoal. De nada adianta a plena imersão dos próprios conteúdos, se faltarem a base teórica que sustenta a clínica. Por fim, de nada adianta o revelar contínuo dos próprios conteúdos, nomeados por uma base teórica, se não existir o espaço de compreensão das contratransferências, resistências, defesas e negações- processo que chamamos de supervisão.

Lembre-se: ser psicanalista é muito mais do que estar “em quatro paredes” proporcionando o encontro do analisando com ele próprio. Isso sim acontece e é parte do dia a dia. Porém, não nos esqueçamos do fundamental – a vivência, com entrega do próprio processo– o percurso que é contínuo e não se finda.

Concluo com as sábias palavras de Bruce Fink (2020) que expressa, e muito bem, a importância desta imersão:

“Somente quando alguém chega a profundezas angustiantes e complicadas de seus próprios prazeres, desejos e sofrimentos é que estará, de alguma forma, preparado para a variedade de perversidade dos prazeres, desejos e sofrimentos que os pacientes devem trazer para serem investigados, e a variedade de sentimentos, desejos e desprazeres que irá experimentar ao ouvi-los”.

“Como é a rotina de um psicanalista?” Conhecer, profundamente -e em todas as nuances- a si mesmo para, se ainda houver tempo, (E SÓ SE HOUVER) estar no papel daquele que irá possibilitar o mesmo processo ao outro.

Fabricio Tavares- Psicanalista
Instagram e facebook: @fabriciotavarespsicanalista
(41) 999201774

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.