fbpx

Interpretação: A Elaboração de um Sujeito

Por Valéria Maria

Vale elucidar que a interpretação na experiência analítica da clínica lacaniana trata de atualizar e de produzir não a continuidade entre o inconsciente e o consciente do sujeito, mas a chegada a uma espécie de desconhecimento radical, possibilitando ao analisando que a condição do eu se faça mais ausente. O ato psicanalítico e a interpretação sustenta Lacan, visam à destituição subjetiva. Em algum momento de sua obra, Lacan aproxima o fazer poético do trabalho da interpretação analítica: esvaziamento do sentido até o limite da pura significação.

No entanto, é salutar estarmos atentos ao ensino de Lacan que nos chama atenção para o fato de que não é qualquer intervenção do analista que pode ser considerada como uma interpretação. A não ser que produza efeitos, uma pontuação ou intervenção do analista não pode ser considerada interpretação, o que significa dizer que uma interpretação é um ato que produz como efeito uma emergência de algo lá do inconsciente, que deve advir. E o efeito que se espera do levantamento desse real é produzir sentidos.

Quando uma intervenção do analista leva o analisando a pensar algo que ele não pôde pensar antes, aí ocorre interpretação. A interpretação opera pela capacidade do significante esvaziar sentido e reduzir o sentido do sintoma, apontando para uma queda do sentido do gozo. A interpretação funciona aí, se tocar no lugar da verdade do sujeito e, no que diz respeito ao ato analítico, pode ser considerada como criadora do sujeito de desejo.

A interpretação em psicanálise não é a revelação de um sentido último, mas a elaboração de um sujeito, o analisando, em relação ao seu desejo recalcado, ou seja, a elaboração da posição desse sujeito com seu desejo e às barreiras que o interditam.

WhatsApp Image 2022-10-24 at 14.03.46
Psicanalista em VM Psicanalise Itajaí (SC) e Escola de Psicanálise em Curitiba (PR), Atriz no Grupo Porto Cênico e Professora na Universidade do Vale do Itajaí (SC).

Instagram: @vmpsicanalise
Whatsapp: (47) 99963-6530

Um comentário

  1. Evandro martins

    O significado de sentir. Ótimo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *